Palestras e Rodas de Conversas
As palestras para pais e educadores oferecem oportunidades para entender as raízes do comportamento adolescente e como ele se manifesta nos diferentes ambientes sociais que ele convive, podendo ser a escola ou o ambiente familiar, entre outros.
Os diferentes temas abordados, como sexualidade, relações sociais e saúde mental, por exemplo, buscam levar informação para que seja possível compreender o comportamento do adolescente e se relacionar com ele de maneira mais gentil e menos conflituosa.
Oficinas para Adolescentes
São oferecidos aos adolescentes de escolas e instituições educacionais duas propostas de oficinas: Projeto de Vida e Oficina dos Sentimentos.
O Projeto de Vida busca resgatar e consolidar a possibilidade de sonhar o futuro. É importante para a constituição do adolescente que ele deseje ser alguém e fazer algo. Através de ferramentas de escrita, da literatura e elementos da música, o adolescente faz um percurso de autoconhecimento o que possibilita a ele desenhar seu projeto de vida.
A Oficina dos Sentimentos trabalha as questões relacionadas a saúde mental dos adolescentes. A proposta é entrar em contato com sentimentos e emoções por canais que eles não estejam acostumados e possibilite a relação com as próprias emoções por outras vias. A compreensão dos sentimentos e a relação com eles de maneira mais acolhedora colabora para que dores, traumas e violências sejam cuidados.
Oficinas para Pais
Basicamente são encontros em formato roda de conversa onde eu uso a literatura infantil para abordar temas básicos da adolescência como: o que acontece nessa fase, as mudanças, como dialogar com seu filho, a importância da escuta, conflitos, entre outros. A proposta é acolher as angústias dos pais e oferecer informação para que possam construir relações mais afetivas e menos embativas.
Consultorias & Projetos
As consultorias são dadas tanto para escolas, com formações de professores ou estudos sobre temas específicos que precisam ser aprofundados, quanto para institutos e ongs que trabalham em prol da educação, da criança e/ou do adolescente. A metodologia de trabalho costuma ter a comunicação como ferramenta de condução seja para produção de conteúdos ou materiais de advocacy.