LATEST POSTS
Carolina Delboni | 8 destinos históricos no Brasil para fazer com crianças
2788
post-template-default,single,single-post,postid-2788,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,select-theme-ver-3.9,wpb-js-composer js-comp-ver-5.4.7,vc_responsive

8 destinos históricos no Brasil para fazer com crianças

8 destinos históricos no Brasil para fazer com crianças

Escolhemos 8 destinos históricos pra você conhecer no Brasil com as crianças. Aproveite os finais de semana, feriados e as próximas férias que já dá pra começar a planejar 

 

1-      Cidades históricas de Minas Gerais

A tradicional comida mineira, os ares do interior, arte e muita, muita coisa legal para conhecer. Esses são alguns dos atrativos das cidades históricas de Minas, como Ouro Preto, Mariana, Tiradentes e Sabará. E se você acha que crianças não gostam desse tipo de passeio, certamente vai se surpreender! Conhecer ao vivo o cenário de parte tão importante da nossa história – principalmente, o ciclo do ouro e as ideias revolucionárias que levaram à Inconfidência Mineira – pode tornar o aprendizado mais fácil e divertido.

 

2-      Bonde turístico de Santos

Se ao pensar na cidade de Santos a primeira coisa que te vem à cabeça é a praia, talvez seja uma boa ideia inovar e aproveitar em família o roteiro histórico da baixada. Lá, os passeios de bonde (há o bonde tradicional e o bonde do café) saem da Praça Mauá e percorrem pontos importantes como o Palácio Saturino de Brito, o Monte Serrat, a Rua do Comércio e outros. Assim, aprender sobre o ciclo do café fica mais dinâmico do que em sala de aula.  

 

3-      Natal, Recife e Olinda

Viajar para o Nordeste é uma delícia e já faz parte das férias de muitas famílias. Mas que tal aproveitar e unir diversão com aprendizado? A Fortaleza dos Reis Magos foi o marco inicial de Natal, capital do Rio Grande do Norte. A edificação militar foi construída para defender a colônia dos corsários franceses, mas não resistiu às invasões holandesas, que buscavam retomar o comércio do açúcar. Visitar Pernambuco (Olinda e Recife, principalmente), e conhecer mais sobre a ocupação dos holandeses no Brasil e os feitos de Maurício de Nassau podem completar esse roteiro.

 

4-      Salvador

Se até hoje você pensa na Bahia apenas como o estado do acarajé, das fitinhas do Senhor do Bonfim e do axé, certamente nunca parou para observar a sua história. Visitar Salvador, nossa primeira capital federal, é como dar um pulinho num passado de escravos e senhores de engenho. O maior destaque desse roteiro, sem dúvidas, é o Pelourinho, além de pontos como o Terreiro de Jesus e das praças Tomé de Sousa e Castro Alves. Conhecer as igrejas da cidade construídas no século XVII também não pode ficar de fora desse passeio!

 

5-      Brasília

Principal marco do governo de Juscelino Kubitscheck, ir a Brasília não é apenas conhecer a capital do país e o lugar onde todos os principais poderes políticos se reúnem. É, também, aprender de forma mais intensa a presidência de JK, o que era o Brasil nas décadas de 1950 e 1960 e as ambições do seu projeto de 50 anos em 5. Além disso, aproveitar para explorar as incríveis obras de Oscar Niemeyer é um banho cultural daqueles!

 

6-      Rio de Janeiro

Que as belezas naturais do Rio de Janeiro são de tirar o fôlego, isso todo mundo já sabe. Mas tem um Rio histórico que muita gente deixa passar e não sabe o que está perdendo! Do roteiro imperial que passa pelo Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro, pela Casa França-Brasil, pelo Paço da Cidade e por outros pontos imperdíveis, às construções suntuosas como o Outeiro da Glória e o Palácio do Catete, esse passeio histórico é imperdível. Sem falar na principal cidade serrana no estado, Petrópolis, onde a Família Imperial e a Corte do Brasil passavam o verão. Um luxo!

 

7-      São Paulo

É claro que São Paulo não poderia ficar de fora dessa lista! Se tem uma coisa que todo mundo deveria fazer um dia é conhecer São Paulo a pé. Descer do metrô ali no centro velho e apreciar desde a arquitetura imponente do Theatro Municipal, do Pateo do Collegio (que hospedou D. Pedro), do Mosteiro de São Bento, da Faculdade de Direito do Largo São Francisco e da Catedral da Sé – entre muitos outros pontos – é um passeio daqueles. Para aprender história, nada melhor do que visitar os museus da cidade. Entre eles, o Museu Paulista e a Casa do Grito (ambos no Parque da Independência) e o Museu do Ipiranga são ótimas pedidas.

 

8-   São Luís

Diferente da maior parte das nossas cidades, a capital do Maranhão foi colonizada por franceses, invadida por holandeses e, depois, colonizada por portugueses. Uma aula de história e tanto! No século XVII, a economia da região era impulsionada pela exportação de cana-de-açúcar, cacau e tabaco. Grande parte das construções foi restaurada e as fachadas coloniais ainda podem ser admiradas no centro histórico.

 

 

No Comments

Post a Comment