LATEST POSTS
Carolina Delboni | 15 dicas de passeios no Rio de Janeiro
1736
post-template-default,single,single-post,postid-1736,single-format-gallery,ajax_fade,page_not_loaded,,select-theme-ver-3.9,wpb-js-composer js-comp-ver-5.4.7,vc_responsive

15 dicas de passeios no Rio de Janeiro

15 dicas de passeios no Rio de Janeiro

Fomos pro Rio de Janeiro esse feriado com os meninos. Tenho uma grande amiga de escola que mora lá e Daniel também tem primo. Nesse caso, ao invés de hotel, casa de família é sempre melhor. Gabriel tem um loft delicia que usa como refugio e nos emprestou durante o feriado. Uma cobertura em Ipanema, mas há 2 quarteirões da Lagoa. O que nos possibilitou ir jantar, quase todos os dias no Bar Lagoa. Pra quem não sabe é um daqueles bares restaurantes tradicionais do Rio e existem há, no mínimo, uns 60 anos e além de conservarem a mesma arquitetura, conservam os garçons. Eles têm em média 70 anos. Um deles já está com 82.

São essas, entre outras coisas, que eu gosto tanto no Rio. A tradição. Tem uma coisa aqui, estética e cultural, totalmente preservada. Aqui ninguém vai querer trocar o garçon porque ele ficou velho ou transformar a Gávea em bairro neoclássico. A graça é essa: ser o que é na raíz. E esse é o encanto do Rio. Por isso os gringos encontram tanto lifestyle aqui. Não é só o jeito que eles se vestem, o andar na praia, mas como vivem. Tem um astral muito bom. E criança adora.

Já viemos outras vezes ao Rio com os meninos, e assim como SP ou NY, sempre tem coisa nova pra fazer ou ver. Decidimos começar pela versão cultural e por um passeio no centro. Então logo de manha, fomos ao MAM ver Damien Ortega, um mexicano maravilhoso que convidou os caras das escolas de samba para esculpir em isopor grandes obras icônicas. Exposição pequena (o que é na medida quando se está com criança), mas muito interessante. MAM é sempre uma ida no Rio. Depois você pode dar uma caminhada ali pelo Aterro, alugar uma bike…é bem gostoso. Dali fomos pra Lapa (que é pertinho), almoçar no tradicional Nova Capela. Restaurante português que tem a melhor carne de cordeiro. Lugar astral, todo rosinha e com as paredes de azulejos portugueses.  Seguimos a pé até a também antiquíssima confeitaria Colombo, no centro. De 1894, vale a ida até pela arquitetura histórica. Sabe aquelas docerias de filmes, que os nobres tomavam chás? É isso. Cristaleiras de 4mts, salão enorme, teto desenhado. Lindo. Um passeio tranquilo, você conhece o centro e ainda termina com um docinho pra dar um gás de energia de novo nas crianças.

Dia seguinte, sábado, fizemos um programa super carioca. Mas carioca insider. Fomos fazer stand up em Barra de Guaratiba, 1h de carro. Tem que passar a Barra, passa o Recreio e tá quase lá. Um lugar dentro, mas fora do Rio. Com ainda mais mata, mais montanhas e muita água. Um lugar lindo onde tem uma represa gigante que encontra o mar e a possibilidade de fazer stand up e caiaque. Passamos o dia lá. Tem muito lugar que aluga as pranchas. Nós usamos a estrutura da Casa do Remo. Mais de 2h na água. Saimos as 16h e paramos no Tia Pena para almoçar. Sabe aqueles restaurantes d peixe de beira da estrada? É isso. E comemos uma moqueca de camarão de limpar a travessa. Voltamos pra casa acabados as 19h30. É um passeio de dia inteiro, que você sai logo de manhã, almoça por lá e volta de noite.

Terceiro e último dia. Fomos tomar café no Gingro Café, ali em Ipanema. O nome já diz tudo sobre o lugar e é cheio de gringo. Acho que eles ficam a vontade com a comida nativa ali. Tem bacon, milk shake, red velvet, salchicha, panqueca, waffle…é café da manha de gringo mesmo. O duro é que você acaba comendo mais do que deve, mas ok, é feriado. Na seqüência, fomos no Instituto Moreira Sales. Independente da exposição, vale para conhecer a casa, a arquitetura, os jardins, os azulejos do Burle Max, e a mata nativa da Gávea. Morar alí deve ter sido um espetáculo. Depois do programa cultural, hora da praia afinal é domingo. Calçadão na avenida, aquele solzão e uma praia com vista que só o Rio tem.

Foram 3 dias intensos, com um mix gostoso de programas culturais e natureza. Um bom equilíbrio para se fazer no Rio. Dessa forma você consegue gastar energia das crianças e também mostrar coisas bacanas a eles. Sempre um café da manha reforçado e depois aqueles almoços longos super típico da cidade também. São várias as possibilidades de programa na cidade. Eu só contei o que a gente fez dessa vez, mas é muito gostosa pra ir com os filhos pequenos ou já maiores. Olha uma listinha aqui de programas gostosos pra fazer:

1. visitar o Cristo (mas vá preparado pra 2h/3h de fila! nos sempre desistimos rsss)

2. andar de bondinho no Pão de Açucar

3. Visitar o Jardim Botânico, mas antes fazer um brunch no Le Bicyclette que tem lá

4. Parque Lage tem várias trilhas e cachoeiras, além de brinquedos. E também tem um lugar muito gostoso pra café da manha

5. Instituto Moreira Sales

6. MAM

7. MAR

8. Andar de pedalinho na Lagoa no final de tarde e depois tomar um chope e comer no Bar Lagoa

9. Fazer stand up em Barra de Guaratiba

10. ir na Prainha

11. Comer um filé Oswald Aranha no Baixo Gávea

12. Passear pela Dias Ferreira, no Leblon, e tomar um café no Talho Capixaba

13. comer um docinho na confeitaria Colombo

14. andar de bicicleta pelo Aterro do Flamengo ou pela Lagoa

15. passear no calçadão no domingo (e ver o pôr do sol no Arpoador)

2 Comments

  • Isaac Almeida

    17.11.2015 at 09:52 Responder

    Sr. Editor, peço que publique no site o processo seletivo que beneficiará novos autores.
    Segue abaixo um breve release.
    Obrigado, Isaac Almeida, Vivara Editora Nacional

    Concurso Nacional Novos Poetas. Prêmio Poetize 2016

    Estão abertas as inscrições para o Concurso Nacional Novos Poetas, Prêmio Poetize 2016.
    Podem participar do concurso todos os brasileiros natos ou naturalizados, maiores de 16 anos.
    Cada candidato pode inscrever-se com até dois poemas de sua autoria, com texto em língua portuguesa.
    O tema é livre, assim como o gênero lírico escolhido. Serão 250 poemas classificados.
    A classificação dos poemas resultará no livro, Prêmio Poetize 2016. Antologia Poética.
    Concurso Literário e uma importante iniciativa de produção e distribuição cultural,
    alcançando o grande público, escolas e faculdades.
    Inscrições gratuitas até 05 de dezembro de 2015, pelo site: http://www.premiopoetize.com.br
    Realização: Vivara Editora Nacional
    Apoio Cultural: Revista Universidade

Post a Comment