
Fazenda…férias e lembranças
As lembranças…minha infância na fazenda da minha vó, fazenda Lajeado, em Fernandópolis, interior de SP. Cresci ali, passei minhas férias ali…fazenda de café que depois foi arrendada pra cana e vendida. Tinha as casas dos colonos onde a gente ia brincar com as meninas; o cafezal onde a gente se jogava em cima dos montes e rezava pra não cair numa aranha; a roça onde a gente ia de trator levar comida dos trabalhadores e comer cana; a cana que a gente adorava ficar chupando na varanda; a terra vermelha que deixava a gente encardida; minha vó Norma (aquela da festa de 89 anos) que sempre tinha um caderno e um kit lápis pra cada uma desenhar; a casa da fazenda que era grande e não tinha forro no teto o que me deixava com muito medo na hora de dormir; meus primos todos que faziam bagunça; o leite da vaca no café da manhã que me dava nhaca de tanta nata; os insetinhos que eu ficava espantando o dia todo; o pau de cebo no meio do terreirão pra festa Junina; o cheiro de sabão feito de banha; os ovos das galinhas que a gente vivia querendo roubar…
Lembranças muitíssimas!!! E que de alguma forma eu sempre sinto o cheiro delas quando vou pra uma fazenda. Era um dia a dia de acordar cedo e sair correndo, andando, pela aquela imensidão toda, se perder no dia, nas refeições, e voltar pra casa tão suja que tinhamos que nos lavar no tanque antes de entrar pro chuveiro.
E nas férias vi os meninos assim…correndo, empolgados com aquela imensidão e coisas pra fazer e ver. Dava até ansiedade neles. De dar comida aos macacos; andar de charrete/cavalo com a Pampa; nadar no lago; ir na fazendinha ver os bichos; correr atrás dos coelhos na casinha; ver uma ovelha dar cria; comer um pratão de comida típica; ficar querendo a sobremesa; pescar na represa; fazer pic nic; andar de pônei; tomar sorvete na cidade; colher manga e limão do pé; andar de bicicleta no terreirão; nadar, nadar e nadar; balançar; brincar na brinquedoteca; ver os sapos a noite perto da piscina; capotar na cama em segundos…
No Comments