LATEST POSTS
Carolina Delboni | Xi! Meu filho está com cheiro debaixo do braço… O que eu faço?
1534
post-template-default,single,single-post,postid-1534,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,select-theme-ver-3.9,wpb-js-composer js-comp-ver-5.4.7,vc_responsive

Xi! Meu filho está com cheiro debaixo do braço… O que eu faço?

Xi! Meu filho está com cheiro debaixo do braço… O que eu faço?

Pedro cresceu! 11 anos e chegou o dia em que eu fui abraça-lo e senti um cheiro estranho… Aquela mistura de suor de criança com azedo. Urgh. Fedido… hehehe Mas fofo demais. Pedro está crescendo. Quase saindo da infância pra entrar na adolescência. Não só o corpo muda como os cheiros também. E ai, o que fazer? Buscar um desodorante, um sabonete especial… Fui tirar as dúvidas com um dermatologista. Então vamos a matéria. 😉

Com o passar dos anos, o que antes eram apenas gotinhas na testa começam a tomar uma dimensão maior e o temido cecê aparece. “Os odores na axila (que se chamam bromidose) podem iniciar entre os oito e doze anos, que é o período da puberdade. Isso acontece porque as glândulas sudoríparas entram em atividade por influência dos hormônios sexuais, secretando substâncias inodoras”, explica o Dr. Alberto Cordeiro, especialista em Dermatologia pela Universidade de São Paulo (USP) – Ribeirão Preto.

O médico ressalta ainda que os odores desagradáveis não são causados unicamente por essas substâncias, mas pelo contato delas com as bactérias presentes na pele. Por isso, nessa fase é importante que os pais comecem a incentivar o uso de desodorantes. “Nessa idade, o uso já é recomendado, mas é sempre indicado optar por produtos hipoalergênicos para diminuir o risco de causar alergia”, diz o Dr. Alberto Cordeiro. Além disso, é importante manter as axilas sempre limpas e dar preferência a roupas de algodão que não fiquem muito justas à pele, evitando principalmente os tecidos sintéticos. Opa! então eu estava certa: precisa lavar BEM e sim, começar a usar desodorantes.

Não é meu caso, mas se você já segue todas essas recomendações e, mesmo assim, percebe um mau cheiro produzido nas axilas do seu filho, é interessante levá-lo a uma consulta com um dermatologista para que ele passe por um tratamento. “Há algumas opções para uso tópico como cremes com antibiótico, que eliminam as bactérias que pioram o odor, e com substâncias que reduzem a transpiração. Também pode ser recomendada uma medicação oral que ajuda a melhorar a questão”, finaliza o especialista. E não precisa se preocupar mais do que o necessário com o assunto. Conforme seu filho for crescendo, os hormônios dele tendem a ficar mais estáveis e, com isso, a flora bacteriana passa a se adaptar melhor à pele.

Agora aviso! Fui comprar desodorante pra ele e o que eu me dou conta? De que o mercado não oferece produtos para essa faixa etária. A única empresa que tem desodorantes, tanto meninas quanto meninos, para pré adolescentes é o Boticário.

 

 

Tags:

No Comments

Post a Comment