LATEST POSTS
Carolina Delboni | 5 razões para crianças praticarem atividades ao ar livre
2081
post-template-default,single,single-post,postid-2081,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,select-theme-ver-3.9,wpb-js-composer js-comp-ver-5.4.7,vc_responsive

5 razões para crianças praticarem atividades ao ar livre

5 razões para crianças praticarem atividades ao ar livre

A prática de atividades ao ar livre tem muitos prós para a crianças. Aqui te damos 5 razões

Pisar descalço na terra, rolar na grama, nadar no lago e subir em árvores são atividades estimulantes até para os adultos mais aventureiros. Para as crianças, então… Em um mundo cada vez mais digital, em que tablets, celulares e computadores ganham a atenção dos jovens, a prática de atividades ao ar livre tem um papel ainda mais importante.

Sabe por que escolas procuram atividades na natureza para seus alunos e por que pais levam seus filhos pelo mesmo caminho? Veja aqui alguns motivos:

 

Estimula os cinco sentidos

Estar em contato com esse tipo de ambiente proporciona melhor desenvolvimento, estimula os sentidos e concretiza as experiências de muitos ensinamentos que recebem na escola. E não apenas de um deles, a percepção dos cinco sentidos fica aguçada durante a prática de atividades como arvorismo infantil, mini-rafting e quadriciclo júnior: o tato, o olfato, a visão, o paladar e a audição.

 

Une vivência na natureza com conteúdo acadêmico

As escolas são responsáveis por apresentar um conteúdo pedagógico bastante rico aos alunos. As atividades na natureza são complementares a ela – afinal, todas elas estão atreladas a matérias escolares como geografia, física e biologia. A natureza proporciona a vivência que completa esse conteúdo, reforçando a compreensão das aulas na escola e ampliando o alcance da educação escolar.

 

Oferece experiência social e interpessoal

Especialmente nas grandes cidades, as atividades infantis estão cada vez mais tomadas pelas tecnologias digitais. Com isso, as crianças podem ficar distantes de vivências interpessoais. As atividades na natureza oferecem esta experiência social e comportamental, educando as crianças a respeitarem a si mesmo, ao próximo e à natureza.

 

Valoriza as experiências em equipe

Um dos principais benefícios das atividades de natureza para crianças é mostrar a importância do coletivo. Imagine a cena durante um rafting, por exemplo: todos dentro do bote estão na mesma equipe e se o bote virar, todos caem na água. Obvio que isso exige sair da capital, mas num contexto local pode-se ir a parques e explorar árvores e brinquedos.

São exemplos de como esta experiência pode ser usada a favor da educação das crianças, com o trabalho em equipe e gestão de conflitos, sendo muito bem absorvidas pelos pequenos.

 

Benefício à saúde

Por fim, mas não menos importante, estão os benefícios à saúde. Afinal, respirar ar puro, se exercitar e ter a sensação de bem-estar fora dos centros urbanos são excelentes motivos para levar as crianças para a natureza.

 

Onde fazer

 Em qualquer praça, em qualquer parque, em qualquer quintal. O que vale é abrir a porta e sair pra fora. Tem que sair do sofá. Se quiser ir pra fora da cidade, o espaço Alaya é um centro de atividades de aventura que oferece conforto e segurança necessários para grupos de escola durante uma excursão. As atividades podem ser feitas por um período de um a três dias, incluindo refeições oferecidas no próprio espaço e hospedagens próximas do local. Pacotes à escolha. O local fica perto de Brotas e vale super a pena conhecer. 

 

 

Tags:

No Comments

Post a Comment