LATEST POSTS
Carolina Delboni | Domingo é dia de bolo na cozinha
2293
post-template-default,single,single-post,postid-2293,single-format-gallery,ajax_fade,page_not_loaded,,select-theme-ver-3.9,wpb-js-composer js-comp-ver-5.4.7,vc_responsive

Domingo é dia de bolo na cozinha

Domingo é dia de bolo na cozinha

Domingo é dia de ir pra cozinha com os meninos cozinhar e a receita escolhida foi um bolo de coco sem glúten

Eu tava morrendo de vontade de comer um bolo, mas não queria um bolo leve. Aqueles pra comer com suco ou um chá. E não queria que tivesse glúten porque acabei de cortar radicalmente de novo (me faz muito mal! me da enxaqueca e um inchaço monstruoso). Bom, fui pra internet buscar uma receita gostosa, fácil e confiável. Como eu sei que a Mariana Muniz, que fez um receita de família aqui pra gente, cozinha muita coisa sem glúten e sem lactose fui pro site dela, o Sweets4everyone.

A receita era de um bolo de côco com chocolate branco, daqueles que ficam molhados por dentro. Hum! Perfeito. Peguei todos ingredientes, fui rapidinho ao mercado comprar o que faltava e quando voltei os meninos já estavam na cozinha me esperando. Fazer um bolo com 3 ajudantes, acredite se quiser, demora mais do que sozinha. rsss Mas eles curtem tanto e é tão gostoso fê-los junto ajudando que não tem o que dizer. Fora que eles acabam comendo coisas que antes não comiam. O Lucas, por exemplo, até ontem não gostava de bolo de côco. Se não bastasse comer 1 pedaço, comeu 2 e ainda levou bolo pro lanche da escola hoje cedo.

Bom, vamos a receita. Importante! O meu não ficou alto, ficou fininho. Provavelmente porque a farinha usada não tem glúten. Mas ficou extremamente saboroso, macio, molhado e uma casquinha por fora perfeita! Eu também não coloquei a calda porque eu não queria um bolo mega doce. Espero que gostem também.

Ingredientes

90g manteiga a temperatura ambiente

150g açúcar cristal

2 ovos

60g chocolate branco derretido

50g côco ralado

160g farinha sem glúten (eu usei a Mix Dolci uma marca importada de embalagem amarela que está vendendo no Pão de Açucar)

2 col chá fermento em pó

45 ml leite integral

45g leite condensado

Preparo

  1. Pré-aqueça o forno a 170 graus. Unte com manteiga, cubra o fundo com papel manteiga e  enfarinhe (com a farinha sem glúten) uma fôrma de 18cm.
  2. Junte numa tigela a farinha, o fermento e o côco ralado. Reserve
  3. Junte num recipiente o leite e o leite condensado. Reserve.
  4. Bata com a batedeira na velocidade média a manteiga com o açúcar até começar a ficar branco e fofo, cerca de 3 minutos.
  5. Adicione os ovos lentamente, até incorporar bem (se a mistura começar a parecer talhada, adicione um pouco de farinha)
  6. Adicione o chocolate branco derretido e bata até incorporar.
  7. Intercale a mistura de farinha com a mistura de leite, um pouco de cada vez, começando e terminando com a farinha.
  8. Despeje a massa na assadeira e asse por 30 minutos. Diminua o forno para 160 graus e asse mais 15-20 minutos, até que o teste do palito saia seco.
  9. Desenforme morno, cubra com a calda e decore com côco ralado (eu também coloquei uns confeitinhos de chocolate branco)
  10. Seja feliz!

Calda

50 ml creme de leite fresco

100g chocolate branco

Enquanto o bolo assa, ferva o creme de leite e despeje sobre o chocolate, mexendo bem até que se dissolva. Reserve até a hora de desenformar o bolo.

 

 

No Comments

Post a Comment