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Carolina Delboni | Alimentos ricos em cálcio garantem saúde a ossos e dentes
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Alimentos ricos em cálcio garantem saúde a ossos e dentes

Alimentos ricos em cálcio garantem saúde a ossos e dentes

Não é novidade. Eu sei. Mas vamos contar porque alimentos que são ricos em cálcio são tão importantes para a saúde dos ossos e dos dentes. Conhecimento é sempre bom, não é? 😉 

O cálcio é um nutriente essencial para a construção e manutenção dos ossos e para a formação dos dentes. É muito importante para a saúde em geral, se ingerido em quantidades adequadas. De acordo com pesquisas, 99% do cálcio no organismo está presente no esqueleto e o 1% restante está presente nos dentes, tecidos moles e no fluido extracelular.

Uma pesquisa do Instituto Brazos (Brazilian Osteoporosis Study) sobre o consumo de cálcio por regiões do Brasil mostrou que 99% da população ingere menos de 1,2g de cálcio por dia. A ingestão média entre os estados é de 448mg diários, ou seja, 1/3 da ingestão diária recomendada. A gerente médica da unidade MIP Aché, Dra. Talita Poli Biason, explica alguns dos benefícios do consumo de cálcio para a saúde do organismo. “O cálcio, ajuda a manter os ossos fortes. Além disso, é importante para minimizar a perda de massa óssea, que ocorre em idades mais avançadas. Porém, o mineral não deve ser ingerido em quantidades adequadas apenas com a chegada da terceira idade. Ele é importante em todas as faixas etárias, para garantir a incorporação do cálcio no osso, ao longo de toda a vida”.

A necessidade diária do mineral varia conforme a idade, podendo chegar a 1.200 mg por dia após os 50 anos. Para garantir a boa manutenção da saúde, quando não é possível ingerir todo o cálcio da dieta, recomenda-se o uso de suplementos. Mas daí apenas o seu médico é que vai poder receitar o melhor suplemento e a quantidade ideal.

 

Dicas de alimentos ricos em cálcio

Quando se fala em cálcio, automaticamente as pessoas remetem ao leite. Não é à toa, pois ele é a principal fonte desse mineral na dieta. Vale lembrar, entretanto, que este alimento não é o único. Confira abaixo alguns alimentos e as quantidades presentes do mineral:

 

  • Leite de soja: alimento de origem vegetal, derivado da soja. 1 copo de 200ml contém 80mg de cálcio;

 

  • Requeijão: queijo fresco de consistência pastosa. 1 porção de 20g contém 113mg de cálcio;

 

  • Queijo prato: um dos queijos mais populares do Brasil possui sabor levemente adocicado e um tom amarelado mais forte: 1 fatia fina de 15g contém 126mg de cálcio;

 

  • Queijo parmesão: tipo de queijo italiano. Possui consistência dura e cor ligeiramente amarelada. 1 colher de sobremesa de 10mg contém 114mg de cálcio;

 

  • Iogurte: alimento composto de leite coalhado com bactérias, como o lactobacilo. 1 pote de 200ml contém 240mg de cálcio.

 

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